sábado, 28 de março de 2015

[ENTREVISTA] Youkai Entertainment Brasil

Como sabem, a Youkai Entertainment é uma empresa que está produzindo o álbum japonês "1" do B1A4 aqui no Brasil. E para conhece-los melhor convidamos o Danilo Rabito, Diretor Comercial da Youkai, para falar um pouco sobre a empresa.
No final da entrevista, saiba como concorrer a uma versão limitada do "1".


01. De onde veio a ideia de criar uma empresa para produzir álbuns asiáticos?
R: A ideia inicial surgiu em 2006 e 2007 na época o J-Pop e J-Rock apresentavam um grande sucesso no Brasil e era comum ver pessoas comentando sobre clipes de bandas e artistas japoneses como Utada Hikaru e Ayumi Hamasaki. Na época era muito difícil comprar produtos importados desses artistas devido ao valor do dólar e a dificuldade em obter um cartão de crédito internacional, era para acontecer o primeiro lançamento da Youkai Entertainment nesse ano mais devido à crise que ocorreu em 2008 as produtoras ficaram receosas e decidiram cancelar o projeto.

02. Quais eram as expectativas de vocês antes da empresa ser criada?
R: A expectativa principal era fornecer fácil acesso aos fãs de música oriental e quem sabe colocar o país na rota das grandes turnês de artistas asiáticos.

03. Como vocês vêem a indústria asiática no mercado brasileiro?
R: Infelizmente esse ponto é um lado negativo e que causa muitas restrições das produtoras japonesas e coreanas perante ao Brasil. O mercado de produtos POP asiáticos é pautado principalmente pela pirataria e venda de produtos sem autorização de direitos. Infelizmente isso causa um prejuízo enorme para as empresas asiáticas fazendo que as mesmas percam o interesse pelo solo brasileiro. Isso é fácil de se notar, qualquer evento de anime que você for é muito fácil encontrar um produto pirateado ou não licenciado, agora um produto original é quase raro, somente nos grandes eventos mesmo.

04. Esta situação não é exclusiva no Brasil. Muitos países vivem está mesma realidade da pirataria, sendo um dos fatores, a dificuldade financeira dos consumidores. Apesar do número de admiradores da música asiática ser grande aqui no ocidente, muitos não têm condições para o consumo. A Youkai veio para tentar mudar esse cenário? Acham que as coisas podem mudar depois desta iniciativa de vocês?
R: Bem, se você comparar o preço de um CD importado com o preço praticado pelos produtos da Youkai Entertainment a condição de acesso é bem maior, você compra CD a preço de CD, e no futuro queremos lançar também os outros produtos como DVDs e você não terá que pagar altos valores para comprar um produto que em muitas vezes nem funciona no aparelho da sua casa, vai pagar preço de DVD mesmo e com legenda em português, tem coisa melhor. Nós sabemos que em relação ao consumo o brasileiro fica bem atrás em relação ao que ocorre nos mercados asiáticos, mas infelizmente esse é o fator preponderante para colocar o país na rota do artista, um exemplo disso foi o que ocorreu com o primeiro show da artista Beyoncé em 2010, que veio ao Brasil após vender mais de meio milhão de cópias do seu álbum “I Am... Sasha Fierce”, mesmo estando em queda a venda de CDs/DVDs ainda é utilizado pelas produtoras para ver qual o melhor mercado para um show.

05. Por que o álbum japonês do B1A4 foi o primeiro CD de um grupo coreano produzido por vocês?
R: Primeiramente, e gostaríamos muito de ressaltar isso, porque foi o único grupo que teve real interesse de ter seu produto lançado no Brasil, entremos em contato com vários grupos e nenhum demonstrou interesse. Agora em relação de ser o primeiro álbum japonês e não coreano foi porque o CD vendido no Japão possuí a mesma estrutura no Brasil (caixa acrílica), já os produtos coreanos possuem uma roupagem diferenciada e a fornecedora dos produtos aqui no Brasil teria que fazer um estudo e ver se era possível produzir, então optamos pelo produto do álbum japonês até mesmo para fazer o lançamento inicial e testar o mercado brasileiro para os próximos lançamentos.

06. Vocês tiveram muitas dificuldades durante a produção dos CDs?
R: Sim, tivemos muitas dificuldades, principalmente para chegar ao padrão de qualidade que existe no produto japonês e para a realização da legenda em japonês e coreano que foi bem complicado de achar no mercado brasileiro.

07. Como estão as vendas? Estão de um certo modo satisfatório?
R: Não, infelizmente as vendas não estão boas, o que ocasionou na prorrogação dos lançamentos dos outros álbuns e DVDs do grupo B1A4, acreditamos que o fraco desempenho nas vendas acabou afetando os outros contratos que estamos negociando, visto que as produtoras perguntam quase todo o mês como estão as vendas no Brasil. Parte dessa venda insatisfatória vem das grandes redes de varejo como Saraiva, Americanas, FNAC, Livraria Cultura que não demonstraram interesse em revender nossos produtos. A única empresa que topou de imediato a venda foi a Livrarias Curitiba.

08. Há possibilidades de termos os CDs em alguma grande loja de varejo?
R: Ainda não perdemos as esperanças, mas já faz um ano que estamos negociando e até o momento não tivemos sucesso algum.

09. O papel dos consumidores é fundamental para que isso possa se tornar possível? Eles podem colaborar de alguma forma para que tais lojas aceitem comercializar os produtos?
R: Esse é um ponto complicado realmente não sabemos o que pode ser feito para isso acontecer, porque como comentamos estamos a um ano negociando, o que podemos dizer é que ser for em alguma loja demonstre interesse pelo produto para o vendedor, peça pra ele verificar com o departamento de compras a possibilidade de fornecer o produto para venda. Mas no fundo mesmo o que vai ajudar é a compra do produto, pois assim a empresa poderá lançar outros produtos e com um catálogo maior as grandes lojas de varejo ficarão bem mais interessadas.

10. Quando um álbum é lançado na Coreia do Sul, fansigns são realizados para promove-los. Há alguma possibilidade de vocês organizarem algo do tipo futuramente aqui no Brasil?
R: É o que nós mais queremos, mas como as vendas não estão boas acreditamos que será difícil negociar com as produtoras visto que o custo para se deslocar até o Brasil é muito alto e o mercado não apresenta ser lucrativo para as produtoras.

11. Vocês começaram com a produção de álbuns japoneses, há planos para a produção de álbuns coreanos.
R: Sim, planos nós temos, agora dependemos da vontade das produtoras coreanas em disponibilizar os direitos para venda no Brasil.

12. Vocês são uma empresa bem nova, criada no começo de 2014. Por esse motivo quais foram ou são os maiores desafios que vocês já enfrentaram?
R: Bem como diz o ditado para abrir uma empresa tem que matar um leão por dia, mas o maior desafio que a empresa enfrenta hoje é colocar seu produto nas grandes lojas de varejo e mostrar para as produtoras japonesas e coreanas que tem mercado para seus produtos no país. E quem sabe no futuro colocar o Brasil nos planejamentos futuro dessas produtoras.

13. Além do B1A4 há planos para a produção de produtos de outros grupos de K-pop?
R: Sim, planos e negociações já estão ocorrendo, mas mostrar que o mercado brasileiro é um mercado viável para seus produtos está sendo um pouco complicado devido aos resultados. Muitas pessoas reclamam alegando que a fanbase do B1A4 no Brasil é pequena, porém no Japão e na Coréia do Sul eles são best-seller, o último single do grupo no Japão vendeu 68 mil cópias em uma semana, não é pouca coisa. Logo quando eles veem que as vendas do B1A4 não foram boas no Brasil eles ficam com o pé atrás de lançar outros produtos no país.

14. Um dos fatores para a baixa procura, não seria pelo álbum já ser um produto lançado? Os fãs já adquiriram ele em seu lançamento em 2012 comprando por sites internacionais, como de costume. Se o álbum fosse um lançamento, os resultados não poderiam ser outros? As produtoras têm esse conhecimento?
R: Pode ser que sim, mas se esse for o motivo pedimos aos fãs do grupo que reconsiderem e comprem o produto, pois somente com uma demonstração do mercado vamos conseguir realizar os lançamentos simultâneos aqui no Brasil, nós já tentamos realizar um lançamento simultâneo recentemente de um grupo de K-Pop, mas a produtora do grupo recusou devido à baixa nas vendas do grupo B1A4, então um fato leva a outro.

15. Quais são os planos de vocês para o futuro da empresa?
R: A função principal da empresa é fornecer produtos originais, e dar acesso aos brasileiros a produtos originais de música oriental, porque quando você vai a um shopping você pode comprar um produto original do One Direction, Madona, Lady Gaga, mas não pode comprar um produto de bandas orientais como AKB48, The Gazette, B1A4, BigBang, 2NE1, SHINee entre outros. Queremos acabar com isso, dar a possibilidade do fã brasileiro de comprar produtos originais e ajudar no desenvolvimento dos artistas e quem sabe no futuro poder ter a certeza que o grupo irá realizar um show no Brasil sem precisar depender de lista ou votação online, pois com as vendas dos CDs em alta o grupo com certeza vai querer conhecer seus fãs brasileiros.

16. Considerações Finais.
R: Lembramos que ao comprar um produto da Youkai Entertainment você não está somente ajudando seu artista favorito, estará também ajudando a Youkai Entertainment a trazer mais
artistas para seu catálogo e quem sabe no futuro fortalecer o mercado de música oriental no país.

---

Não deixa de visitar o site da Youkai para conferir os locais de vendas, ou adquirir online seu álbum por apenas R$29,90 e com frete grátis.

Concorra a uma versão limitada do CD japonês "1", saiba como clicando aqui.

UPDATE 08/04: Os CDs do B1A4 finalmente estão em uma loja de varejo. A Livraria Cultura agora vende os produtos produzidos pela Youkai. Garanta já o seu comprando online no site da livraria clicando aqui

Um comentário:

  1. O que falta da Youkai é divulgação. Eu sou fã do B1A4 e acompanho várias páginas e grupos sobre eles, mas só uma vez ouvi falar sobre o lançamento do CD e sem muitos detalhes. Sinceramente, nem tinha levado muito à sério, achei que fosse fanmade ou coisa assim. Agora com certeza vou comprar.

    ResponderExcluir