sábado, 28 de fevereiro de 2015

De uma pequena empresa, caminhos de sucesso do B1A4

"Cada pedra tem sua própria cor e personalidade, a fim de encontrá-las e criar jóias valiosas, esse lugar existe." 

Essa é uma frase escrita no interior do edifício da WM Entertainment. Pedras lapidadas até se tornarem cintilantes e brilhantes jóias, descobrindo as pessoas que têm talento e transformando-as em estrelas. Mas você já ouviu falar de lugares como a SM Entertainment e YG Entertainment, é WM Entretenimento algo novo?

'Ídolos, eles são produtos? Eles são pessoas? 'No primeiro episódio (este é um artigo que fala de diversas areas do sistema de gerenciamento de idols, e este é o 5º), por meio de entrevistas com fandons, revelou a insatisfação da maioria dos fãs de pequenas e médias empresas. Fãs de grandes agências já sabem sobre os sistemas de transmissões através dos meios de comunicação. Por outro lado, levantou a possibilidade de problemas maiores com agências de pequeno/médio porte com seus raciocínios brutos e sistemas de escala relativamente pequena.
WM Entertainment é uma agência de pequena/médio porte típica na Coréia. WM é o lar do grupo masculino de 5 membros, B1A4. B1A4 estreou em 2011 e durante o seu terceiro ano desde a estréia, em 2013, alcançou o primeiro lugar em um programa de música, e vem mostrando um crescimento constante como um grupo. A primeira vitória de B1A4 com 'What’s Going On' foi o começo. Cada música que eles lançaram em seguida, 'Lonely' e 'Solo Day' alcançou o primeiro lugar demonstrando a popularidade do grupo.

Em um ano, a WM transformou o B1A4 em um dos grupos mais populares na Ásia, entre as dezenas de ídolos que fizeram sua estréia neste mercado feroz. Uma grande agência iria receber esse resultado sem consciência real dele. Qual é o segredo do sucesso? É que, em vez de vê-los como ídolos, comece a vê-los como pessoas.

A Diretora da WM Kim Jinmi disse: "O papel de uma agência é ser uma cerca", e ela nos contou também a filosofia da agência, "Nós apoiamos os membros como pessoas, não como celebridades, e queremos ser parte de uma cerca." Depois de ter trabalhado na agência de Lee Seunghwan, Dream Factory, e depois de ser um dos membros fundadores da FNC Entertainment, Kim Jinmi se tornou diretora da WM, por meio do qual ela observou seu sistema.

Em primeiro lugar, qual é o segredo que fez de uma pequena agência criar o B1A4?
Diretora Kim Jinmi: B1A4 é uma equipe que foi feito com todo carinho dos funcionários. Por causa da marca que o Big 3 têm, há lá algo notável que surge a partir dessas agências. Mesmo que nós, como WM, não tem uma marca ainda, por alguma razão no início, nós tivemos confiança. Acreditávamos uns nos outros. Mesmo os membros foram positivos. Um contrato não teria sido fácil para os membros de uma pequena empresa. Nós tínhamos conversado muito uns com os outros e porque acreditamos uns nos outros com base nessas conversas, eu acho que é onde a confiança veio. Se você olhar para uma agência, eu acho que é apenas uma cerca. Embora a vida de uma celebridade pode ser curta, você vem deste jeito para torná-lo uma carreira pra vida sem saber se você pode fazer isso por toda a vida. Por isso, existe uma responsabilidade para todos.

Deve ter havido uma estratégia única para o B1A4 a fim de sobreviver no mercado de ídolos
Diretora Kim Jinmi: Olhamos para a sobrecarga de ídolos, durante todo esse tempo em que nós queríamos saber o apelo dos ídolos que tinham estreado e as diferentes aparências deles. Naquela época, havia um monte de ídolos que tinham coreografia em grupo. Celebridades fazem o trabalho que seria divertido para si e para as coisas que também apelariam para o público. Assim, os membros foram no sentido de utilizar as suas próprias características e musicalidade para recorrer aos outros desde o início. Os membros do B1A4 são brilhantes e eles também têm bons valores, queríamos mostrar essa boa energia. Sua canção de debut 'OK' é uma música com uma sensação refrescante que mostra as características dos membros.

Eles conseguiram sua primeira vitória depois de 3 anos, já estão no 5º ano desde sua estréia. Parece que poderia ter preocupações constantes para um trabalho estável.
Diretora Kim Jinmi: Freqüentemente há uma expectativa de vida de cinco anos para os ídolos. Somos uma empresa que continua a sugerir vantagens para os membros, um por um, ou talvez caminhos para onde devem entrar. Agora cada um dos membros está indo na direção que eles e a empresa haviam pensado. Embora nós desejamos que eles apareçam em muitos shows de entretenimento, as vezes o programa não combina com a imagem que eles têm de si mesmos. Nós não estamos com pressa, nós tentamos encontrar coisas que são mais adequadas para os membros. Há muito para se falar a respeito do futuro.
No caso de membro Sandeul, ele é um amigo forte com uma paixão por cantar, mas quando olhamos para o estilo de vida de celebridade, o caminho que você quer seguir pode mudar. Isto é atuação e musicais. No caso do CNU ou Gongchan, embora do ponto de vista dos fãs eles pensem "Por que esses garotos não estão fazendo nada", os membros não estão com pressa. Porque eles tomam posse da direção onde eles próprios querem ir no futuro, eles estão confortáveis para experimentar coisas. Nós não somos o tipo que se apressa. Dentro do grupo, há uma ou duas pessoas que possam fazer as coisas mais cedo. De lá, vamos dar o nosso apoio e aplausos, e não ter inveja deles.

Você disse que vocês não se apressam, no início da estréia do B1A4, eles não foram um grande sucesso. A partir da posição de ser uma pequena empresa, acho que não houve mesmo muita pressa.
Diretora Kim Jinmi: Desde que estes rapazes tinham que definitivamente fazer bem, houve algumas impaciências e desesperos. Portanto, a equipe e os membros trabalharam duro. Como o objetivo não foi apenas cantando e estreando, a equipe suou, mostrou afeição aos membros, e colocou sua crença na empresa. Com base na experiência, agora é como naquela época, o período de transição para aperfeiçoar o sistema. Nosso lema básico é a fé.

No processo de construção de um sistema melhor, o que é que vai ser melhor do que antes?
Diretora Kim Jinmi: Antes, a equipe sempre teve que fazer várias coisas. Se era algo trivial, pequeno, ou faltando alguma algo. Agora em cada parte há apoio e somos capazes de reduzir erros.

O duro sistema de treinamento do K-pop é frequentemente criticado. O que você acha sobre isso?
Diretora Kim Jinmi: Eu não concordo. Nós temos um cronograma como a escola, e quando eu vi os trainees, eles tinam sonhos e objetivos, mas podem ser difíceis e pode não ser visto. No entanto, eu pensei: "Será que essas crianças não querem encontrar seus amigos as vezes" ou "Não querem se livrar da aula?". Celebridades devem ter um sonho. Primeiro, eles devem desistir de tudo. Quando se olha para os que são bem sucedidos, eles são os que vieram voluntariamente. Mesmo agora trainees vêm e vão. Há alguns que têm uma chance, nós não nos agarramos incondicionalmente nos que são bonitos. Isso não é bom se nós os prendemos. Há uma clara diferença entre os que querem fazer isso por si próprio e os que não querem.

Sendo voluntário parece ser a coisa mais importante. Mas nos casos de adolescentes, não há vida escolar e há experiências que podem obter com essa idade, então eles estão gastando muito tempo com praticando?
Diretora Kim Jinmi: Porque lá há experiências que você pode obter durante a vida escolar, você definitivamente deve ir para a aula. Em vez de ir para academias como os outros alunos fazem quando a aula termina, os nossos trainees vêm para a empresa e recebem lições. E eles criam o tipo de sonho que eles querem. Como trainees, eles estão conscientes de seus próprios sonhos e objetivos específicos, como uma celebridade, um método de como ter um senso de responsabilidade em seus arredores. Há um monte de coisas.

Existe um método específico?
Diretora Kim Jinmi: Há uma declaração de missão dos trainees. Ser um ser humano antes de uma celebridade. Como uma celebridade, como filha, como uma irmã mais velha, elas olham para trás sobre si mesmas em cada uma dessas posições e olham para o papel que devem desempenhar no futuro, a sua posição é clara. Em seguida, essas idéias definitivamente misturam-se com responsabilidade. Até o B1A4 que estão em seu quinto ano de estreia dá sua fé para criar tal declaração de missão. Embora eu não saiba como a vida vai continuar, não como celebridades, mas sim como pessoas, apoiamos o caminho dos membros e queremos ser uma cerca para eles.

O sistema de K-pop também recebeu uma série de críticas sobre a falta de educação do caráter. Vocês têm instrução do caráter?
Diretora Kim Jinmi: É bom se tornar um trainee em uma idade jovem para cantar e dançar, por outro lado, é bom para a vida social. Eu acho que um adulto que está ao lado deles deve ajudar com os valores de uma vida social. Durante os dias de trainee do B1A4, mesmo que fossem apenas cinco minutos de atraso, eles escreviam uma carta de desculpas. Temos três coisas que devem ser mantidos, "Chegue na hora", "Cumprimente bem e com todo o seu coração", e "Não minta." Mas, parece que é realmente um tormento apenas cantar e dançar em um só lugar. Você repete a mesma coisa todos os dias. Então, ao invés de praticar, eu digo pra eles irem à livraria para ler e escrever sobre algumas coisas que sentiram ou ir a um musical e escrever suas impressões sobre ele. Há um número de diferentes atividades culturais. Eu acho que essas várias coisas são educação do caráter.

Parece que ter auto-responsabilidade e estar ciente de seus objetivos é a coisa mais importante.
Diretora Kim Jinmi: Sim, mesmo o segundo álbum completo do B1A4 'Who Am I’, que foi lançado em 2014, não é algo que simplesmente saiu. Os próprios membros mencionaram o formato de revista e entrevistas. Naquela época era o quarto ano desde sua estréia e poderia haver preocupações. Quero dizer preocupações como um ídolo, um artista, e como pessoas. Por isso, tivemos muitas histórias sobre os membros e é um álbum que se desenvolveu a partir de seus próprios pensamentos.

No caso do B1A4, o líder Jinyoung mostra crescimento por criar suas próprias música a produzi-las. Ouvi dizer que Jinyoung começou a produzir por conta própria.
Diretora Kim Jinmi: Sim, quando o B1A4 esta se preparando, é do mesmo jeito que eles são. Os membros sempre conversam muito e são abertos. Com uma mente aberta eles pensam "Vamos tentar o que você quer fazer." Com o programa de compor, Jinyoung vai perguntar ao professor de vocal como fazer algo e então um dia ele deixá ouvir uma música. Eles desfrutam de si mesmos e a empresa os aplaude e os apoia. Além disso, eles podem assumir a responsabilidade por si mesmos e aparecem com um resultado agradável e bom.

Mas por que ocorrerem problemas entre uma empresa e seu artista?
Diretora Kim Jinmi: Eu acho que o problema é a comunicação entre a empresa e artista. Nós nos reunimos com os pais e muitas vezes conversamos sobre coisas da empresa. Você deve se comunicar de modo que não tenha quaisquer mal entendidos. Apesar de eu não conhecer as situações de outras agências, nós sempre conversamos. Parece que os membros são os que começam a falar de todos os seus problemas. Eu acho que isso é realmente comunicação. Poderia haver queixas sobre um ou outro. "Por que a nossa empresa não nos dá coisas como outras empresas?" Ou "Por que não é possível seguir até aqui?" Mas eu estou falando de todas as pequenas coisas.
Na nossa empresa, B1A4 pode ser a única equipe que não teve um problema até agora. Haverá um grupo de garotas que estreará em breve, mas se elas fazerem isso como o B1A4, então eu acho que não haverá problema. Agora nossa empresa, a lição de casa da WM informar sobre a nossa marca. Cada empresa tem uma cor, mas por um grupo de garotas que vem depois de B1A4, estamos constantemente preocupados com o tipo de imagem que devemos mostrar ao serem vistas de fora.

Eu acho que esses respostas são muito boas. O que você acha que é ideal para o sistema de K-pop?
Diretora Kim Jinmi: Se todos nós convivemos juntos? Existem empresas grandes e pequenas, mas eles podem ser a concorrência, pode haver restrições. Seria bom se as empresas pudessem se comunicar umas com as outras. Eu acho que poderia melhorar ainda mais as coisas. Educação e responsabilidade. Porque elevar ídolos e pessoas em si é bom, eu acho que os adultos devem criar um sistemas de ensino.
Uma vez que algumas equipes já estrearam, você perde um senso de propósito. Essa é a responsabilidade do adulto. Os seres humanos devem ter um objetivo consciente. Eu gosto de dar sugestões a empresa, um por um para o futuro, para esse objetivo. Dessa forma, quando eles realizarem seus sonhos, outro sonho pode entrar no seu lugar. Embora o sucesso de uma celebridade são habilidades, eles têm que ter muita sorte.

O que você gostaria de dizer para as pessoas que sonham em se tornar celebridades?
Diretora Kim Jinmi: Realmente pense se você quiser fazer isso ou não. Então você não se machuca com o que você quer fazer, e é bom tentar, mas você precisa de tempo para conhecer cuidadosamente a si mesmo. Não é só ser bom em dançar e cantar, não iria funcionar se fosse só assim. Se você não quiser fazer isso com o seu coração, então o trabalho será difícil. Não basta olhar para o lado glorioso, você deve pensar em todas as coisas que você tem que desistir. Se não há realização ou auto-esforço, então não vai funcionar.

WM enfatiza extremamente a responsabilidade e objetivos conscientes. Celebridades fazem o trabalho que seria divertido para si e para as coisas que também iria divertir o público, desta forma eles podem assumir a responsabilidade por si mesmos, mas também podem ter um bom tempo.

Os trainees da WM praticarem voluntariamente, e de modo a criar um senso de responsabilidade e objetivos conscientes, utilizam uma declaração de missão e um diário sobre o ensaio. Esse diário contém informações sobre o ensaio do dia e é uma reflexão sobre ele, bem como escrever os planos para o dia seguinte, isso é uma recordação. Além disso, o treinador responsável vai dizer umas palavras de encorajamento. A declaração de missão é um ato único da WM. A declaração de missão não é apenas para os trainees , como filho de alguém, como irmão de alguém, como colega de alguém, para que cada um saiba a sua posição e papel, eles vão escrever suas missões. Além desta lista de sonho, eles aproveitam plenamente de material, tais como as suas próprias frases famosas que podem melhorar a consciência de seus objetivos.

Antes de sua estréia em abril, nós visitamos o local de prática das trainees. As trainees nos cumprimentaram com arco 90 grau e um rosto brilhante. Ao invés de dizer que elas tinham dificuldades de expressões, posso dizer que suas expressões eram de emoção.

Cada uma das declarações de missão e diários sobre o ensaio, elas são capazes de ver as suas próprias responsabilidades e metas. Os seniores da agência, B1A4, e seu sucesso e ritmo atual é uma grande inspiração para as trainees. Depois da aparição de Sandeul no musical "All Shook Up", várias impressões sobre o musical teriam sido escrita.

Os sete andares do edifício da WM está cheio de facilidades para B1A4 e os trainees usufruirem. Começando com salas as subterrâneas de ensaio e uma sala de atuação, estúdio pessoal dos membros do B1A4 e escritórios que têm manutenção sistemática. Em janeiro, o novo edifício de escritórios estava preparado e parecia semelhante a uma casa modelo com sua aparência organizada.
Existem inúmeras pequenas agências na indústria do entretenimento hoje em dia, mas entre eles, a WM levantou o B1A4 a partir do nada e os têm alcançando os primeiros lugares não diferente de qualquer outra. Sua estréia foi durante a estação das chuvas e eles estavam em um ambiente hostil, de modo que sua sala de prática ficou inundada e o escritório ficava no primeiro andar. Eles se mudaram agora para um prédio de sete andares.

A abordagem da WM não é somente com a finalidade de debutar, mas constantemente incutir um senso de responsabilidade e objetivos. Essas pessoas têm pontos que você deve olhar atenciosamente, para qualquer agência pequena e ídolo que sonha.

Trad. KR-ENG: thesuitelife547 @ BanaSubbers
Trad. & Adap. ENG-PT: Jenny
Créditos: newsfund

Nenhum comentário:

Postar um comentário