segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Sobre as acusações contra o B1A4 de molestar fãs em um fanmeeting na Malásia.

Nós realmente estávamos pretendendo não tocar no assunto, não traduzir nenhum artigo ou comentários para que ele não se espalhasse mais, para que continuasse só um caso isolado,  mas isso acabou crescendo e ganhando não só as mídias da Malásia como as da Coreia e outros países, tomando uma proporção maior que pensávamos que poderia chegar, e a cada dia em vez da situação melhorar ela parece estar piorando.

Para quem não está a par do ocorrido, no último dia 10 o B1A4 foi até a Malásia realizar um evento de Fanmeeting. Todos nós já sabemos o que acontece nesse tipo de evento, além de cantarem e dançarem os meninos interagem verbal e fisicamente com os fãs, e isso acontece em todo evento e em qualquer país. Nesse evento tinha algumas fãs muçulmanas que foram escolhidas aleatoriamente para subir ao palco e interagir com os membro de perto. Uma das atividades realizadas no evento era o de reproduzir cenas de dramas coreanos, sendo elas, cenas de abraços e beijos. Na religião delas, um homem não pode toca-las, sabendo disso, os meninos perguntaram a elas varias vezes se estava tudo bem prosseguir com a  atividade, e com a permissão delas assim foi feito, e até depois do jogo os membros se descuparam os país da meninas.
Depois do evento, muitos comentarios no Instagram do Baro começou a surgir despertando a curiosidade de outros fãs sobre o que de fato tinha acontecido. Acontece que no dia seguinte, um meio de comunicação da Malásia chamado Sukan Star TV subiu um vídeo em sua página no Facebook com o título, "Meninas malaio molestadas no palco por artista de K-Pop", o que resultou em mais de 1,6 milhões de visualizações, 43 mil compatilhamentos, e 27 mil comentários que na sua maioria consistiam em declarações odiosas e polêmicas e o vídeo se tornou um viral no país.

A partir daqui irei traduzir um artigo do Koreaboo

----
No primeiro trecho do vídeo, Sandeul é visto segurando as mãos de uma das fãs ao olhar diretamente em seus olhos com um sorriso brilhante, inclinando-se mais e mais perto até que seus rostos estejam apenas uma ou duas polegadas de distância um do outro. A estrela de K-pop é então visto rindo timidamente enquanto ele da a volta e dá um tapinha no ombro da fã.
No segundo trecho Gongchan está representando uma cena comum de muitos dramas asiáticos, segurando a mão esquerda do fã sua com a mão direita e a esquerda para cima contra uma parede invisível, se aproximando da fã enquanto se inclina perto de seu rosto, quase como uma posição de beijo. Em seguida, ele se afasta e os dois compartilham um abraço amigavel antes de ir embora.
O terceiro e quarto trechos do vídeo retrata os membros Jinyoung e Baro dando um abraço pelas costa de uma fã e um beijo na testa em outra.
As fãs são vistas estando muito extasiadas, feliz e um pouco nervosas durante este evento especial, e é ai que começou os comentários controversos que estão atualmente crescendo pela internet de internautas irados que estão afirmando ser desaprovado fazer gestos como abraços, beijos e toques quando você segue crenças islâmicas.
Alguns dos comentários mais curtidos sobre este vídeo viral incluem "Não podemos culpar os coreanos, eles não entendem as leis do Islã. Mas culpam as meninas. Não culpe o Islã por isso"," Não responsabilize o artista de K-pop. Eles não conhecem nossa cultura. Culpe os fãs que sabem o que devem fazer e não deve fazer. Portanto, é totalmente a culpa das meninas","O título é tão enganador! Certamente, as meninas não estavam sendo molestadas. Estas estrelas de K-pop fazem a mesma coisa em todo fanmeeting, eles só querem mostrar apreço para com os seus fãs. Portanto, não poderia culpá-los, porque eles não tem conhecimento da cultura e religião de nosso país. Ainda assim, para usar a palavra 'dicabuli' é bastante dura, não acha?"
Outros internautas incluiram comentários do tipo: "Desculpe, mas não é estranho? Todas as meninas que estão sendo tocadas estão vestindo tudung. Você pode ver a estupidez e fraqueza de sua fé "," Essas meninas estão dando todo o Islã um nome ruim e estupidez!" E "Eu culpo as próprias meninas. Onde você coloca seu orgulho como uma menina muçulmana?"
Por outro lado, alguns internautas estavam tentando ver toda a situação de uma forma otimista, deixando comentários como: "Não devemos culpar as estrelas, nem os fãs. Se por qualquer coisa, devemos culpar os promotores do evento por fazer este jogo", ou," Essas meninas estavam apenas muito presa no momento. Para chamar suas ações de pecado por abraçar e ser feliz é muito duro"
----

A agencia produtora do evento, a TGM Events se manisfou sobre o ocorrido, mas infelizmente isso não parou por ai, artigos ainda diziam que:

"A divisão de fiscalização Jawi abriu uma investigação nos termos do Artigo 29 de Infrações Syariah Criminal (Territórios Federais) Act de 1977 (Lei 599 atos indecentes em lugares públicos.)

O Departamento Religioso do Território Federal Islâmico (Jawi) quer que as três fãs que vestiam tudung e que foram abraçadas e beijada pelo B1A4 se apresente para investigações.

O diretor da Jawi, Paimuzi Yahya disse que as ações das meninas e dos membros foi exagerada, eram contra os ensinamentos islâmicos e ofendeu as sensibilidades da comunidade muçulmana.
Paimuzi explicou que a Lei envolve pessoas que se comportam de maneira indecente e em contravenção da lei islâmica em um lugar público com multas de não mais de RM1,000 ou seis meses de prisão ou ambos.

Todos, desde os liberais aos cristãos e até agência de espionagem de Israel Mossad estão sendo responsabilizados sobre o controverso evento de fanmeeting."

Acredito que o grupo não terá muitos problemas com relação a tudo isso, mas já as fãs eu não tenho tanta certeza. Certamente o B1A4 e a WM entraram em contato com elas para ajudar no que for preciso, eles não deixariam suas fãs desamparadas. E nós como fãs, como BANAs, não devemos julga-las por nada, elas já estão sofrendo muito com tudo isso. Devemos mostrar amor por elas assim como estamos fazendo com membros.

Infelizmente essa não foi a primeira e nem será a última vez em que uma polemica negativa irá surgir. Quase um ano depois do caso de sajaegi, novamente nossos meninos estão envolvidos em uma polemica injusta, e nós como fãs nos sentimos impotentes sem saber o que fazer para ajudar nossos idolos. O que nos resta é mandar mensagens positivas em suas redes sociais, torcer para que tudo se resolva e que isso passe logo.


Veja no link a Declaração oficial da WM Entertainment sobre este caso

Créditos: koreaboo / todayonline / malaysiakini

Nenhum comentário:

Postar um comentário