sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

As vendas dos álbuns do B1A4 estão sendo manipuladas?



B1A4 foi acusado de manipular os charts e programas musicais através das vendas de seu último álbum, Who Am I. A sua agência, a WM Entertainment e o chart musical Hanteo negaram as acusações.

Os garotos lançaram o seu 2º álbum 'Who Am I' no dia 13 de Janeiro e o chart semanal do Hanteo foi aberto no dia 20, os garotos tinham reinvidicado o 1º lugar para as vendas de álbuns .

As acusações apontaram que, ao invés de venderem a maior quantidade de cópia no 1º ou 2º dia após o lançamento do álbum (dia 13), que é quando a pré-venda está disponível e quando os fan signings acontecem para incentivar os fãs a comprarem os álbuns, de repente o B1A4 começou a experimentar o topo dos charts nos 3 últimos dias da semana de lançamento do álbum.

Do dia 14 ao dia 19, o grupo vendeu um total de 67.186 álbuns e os acusadores dizem não ser um número real para eles comparando com a quantidade de vendas de seu último álbum e também com as vendas de álbuns de grupos grandes. Eles disseram que o número de fãs não poderia ter triplicado desde o seu último comeback, na qual foram vendidos 22.000 álbuns em uma semana, enquanto o seu atual lançamento vendeu 67.000 álbuns em uma semana. Apesar dos fãs terem argumentado que o novo álbum possui diferentes capas e os fãs compram vários álbuns, os acusadores dizem que os números continuam irreais quando comparado a grandes grupos que também lançaram álbuns com capas diferentes.

Além disso, uma das partes mais controversas do argumento foi que no dia 19, que era o prazo do chart semanal do Hanteo, a quantidade de álbuns vendidos às 6:30 PM que era de 2.000 passou a 16.000 vendas às 10 PM.

Isso significa que em 3 horas e 30 minutos, 14.000 cópias foram subitamente vendidas.

Image from 'No Cut News'


WM Entertainment disse ao Sports Seoul, "A controversa não é totalmente verdadeira. Não tem sentido, então nem sentimos que devemos responder. O chart Hanteo, que calcula a quantidade de vendas de álbuns, nos disse que não há problemas nas vendas de álbuns do B1A4. Algumas lojas não enviam as vendas para a Hanteo no horário real da venda. Há muitos casos onde eles mandam tudo no final do dia. Isso é porque a venda de álbuns aumentou muito no final do dia. Estamos preocupados que, se respondermos sem nenhum dado, a controvérsia irá piorar. Para fazer os fãs do B1A4 e outros fãs entenderem, precisamos provar para mostrar que isso não é manipulado. Mas ainda não sabemos com precisão com que medidas os álbuns foram vendidos. Apenas podemos saber disso depois de calcular o equilíbrio, mas isso levará um tempo."

Hanteo também respondeu a respeito com seu comentário para o OSEN,  "Não há problema nisso. O aumento repentino na venda de álbuns não é diferente de todos os outros grupos ídolos... Esse não é um caso especial. Muitos ídolos, incluindo TVXQ que recentemente lançou um álbum, está vendo esse tipo de mudança nas vendas dos álbuns. Os dados de compras do grupo às 6PM do dia 16 também como das vendas das 8PM-10PM foram somados através de uma offline, loja no exterior. As vendas aumentaram ainda mais por causa do fansigning e não havia nada de estranho em tudo isso. Há alguns casos onde a venda dos álbuns aumenta de repente como nesse caso. Se for em lojas online, pode haver um motivo para desconfiar, mas se é offline, não há problemas. Nesse caso, os rumores explodiram de uma maneira estranho e então se transformou em suspeita."

Fonte: allkpop
Tradução e adaptação: Joyce Yumi

Nenhum comentário:

Postar um comentário